...contracapa

 clique na imagem ao lado para ouvir a actuação

“Festival des Politischen Liedes” - Berlim 6ª Festival

 

(LP  – Eterna 815084   -  1976 -  Rep. Democrática da Alemanha)

 

 

 

O Festival Político de Liedes, foi um festival mundial de canção de protesto que se realizava em Berlim Leste, quando este era parte integrante da Ex- RDA.

 

A lista de interpretes que lá passaram é imensa. Em representação de Portugal e para além de Luis Cilia, actuaram lá José Afonso, Sérgio Godinho, Trovante, Luísa Basto, etc. Contudo foi o Luís Cília quem primeiro representou Portugal neste festival. Esteve presente nas seguintes edições:

 

 

 

  2º Festival de Liedes – 7 a 13 de Fevereiro 1971

Concretamente há gravações da sua atuação a

11 de fevereiro, Berlim, Haus der Jungen Talente

e na Funkhaus Nalepastraße.

Repertório gravado "Dia não", "ternura", "Fala do

 homem nascido", "É preciso avisar toda a gente",

"Exílio", "Sou barco" e "Portugal resiste".

 

  3º Festival de Liedes – 13 a 19 de Fevereiro 1972

 

  4º Festival de Liedes – 10 a 16 de Fevereiro 1974

Concretamente há gravações das suas atuações a  11 (Berlim, Haus der Jungen Talente) e 14 de fevereiro (Berlim, Volksbühne).

Repertório gravado a 11 de fevereiro, "Canto de Esperança", "Fecundou-te", "A bola", "Gabriel", "Sou barco", "Cantiga de amigo" e "Portugal resiste".

Reportório gravado a 14 de fevereiro, "Portugal resiste", "Gabriel" e "Sou barco".

 

  6º Festival de Liedes – 7 a 14 de Fevereiro de 1976

Concretamente há gravações das suas atuações a 7 (Berlim, Friedrichstadtpalast, Am Zircus), 10 (Funkhaus Nalepastraße) e 12 de fevereiro (Kongreßhalle, Alexanderplatz) .

Repertório gravado a 7 de fevereiro, "Uma palavra antiga" e "Vira de Frielas" (obra do reportório de Pedro Caldeira Cabral).

 Repertório gravado a 10 de fevereiro, "Experiência"(canção editada no disco do Festival referente a este ano), "Duo Instrumental II", "Reunião da Comissão de Moradores de São Marcos do Campo/Agosto", "Uma palavra antiga", "Canção em Coro", "Vira de Frielas" e "Duo Instrumental I".

Reportório gravado a 12 de fevereiro, "O nosso caminho", "Experiência", "Canção em Coro", "Duo Instrumental I", "A festa nunca acaba" e "Vira de Frielas".

 

 

Igualmente em 1973, em julho/agosto, realizou-se X Festival Mundial da Juventude e dos estudantes, em Berlim. Foram produzidos vários discos dos muitos espectáculos que ocorreram no evento. Luís Cília foi integrado na delegação portuguesa que veio de Portugal, clandestinamente, ao festival.

Neste festival atuou, com emissão pela rádio, no dia 31 de julho, em Berlim, Volksbühne, sendo a sua interpretação antecedida de comentários em alemão.

Repertório gravado na altura, "Canto do desertor", "A bola", "Adeus trigo", "Fala do homem nascido", "Serventes", "Sou barco", "Portugal resiste", e depois insistência do público, cantou "Cântico de um mundo novo".

 

Da sua actuação no sexto festival foi escolhida a canção "experiência" para integrar o disco colectânea que anualmente era produzido.

Todos os grandes interpretes da canção de protesto passaram por Berlim. Para dar uma amostra do festival apresenta-se a imagem de cartazes de algumas edições em que o Luis Cília esteve presente e uma foto da sua actuação no terceiro e outra da sua actuação no sexto festival (com Pedro Caldeira Cabral). Ao lado poderá ver em pormenor o disco do 6 Festival. Para saber mais sobre este festival ver www.songklub.de.

 

 

 

6. Festival des politischen Liedes (faixas do disco)

 

01 - Mannesmannballade - Peter, Paul und Barmberk

02 - Scottish folk dances - The Whistlebinkies

03 - Auf,auf zum kampf - Perry Friedman

04 - Bjelorusski woksal - Studentisches Liedtheater

05 - Kampf dem schicksal - Gruppe Rafidain

06 - The blackleg miner - Ted McKenna

07 - Poder popular - Santocas

08 - Ein Friendenslid - Oktoberklub

09 - Kapitalens almene krise - Sören Sidevinds Spillemänd

10 - Se abrirán las grandes alamedas - Angel e Isabel Parra

11 - Freedom - Pete Wyoming

12 - Les communistas - Pia Colombo

13 - Optimistisches Lied - Gruppe Schicht

14 - Experiencia - Luis Cilia und Pedro Cabral

15 - Nos vemos en la Habana - Grupo Moncada

 

 

 

 

luis cilia
 

 

     <  disco  >          página inicial
 

60 anos de música