3b – Sou Barco
excerto da canção
(Nota sobre este poema inserta na capa do disco em francês: António Borges Coelho a été incarcéré pendant six ans à Peniche, forteresse-prison au bord de la mer. C´est là quíl écrit ce poème.)
Sou barco abandonado
Na praia ao pé do mar
E os pensamentos são
Meninos a brincar.
Ei-lo que salta bravo
E a onda verde-escura
Desfaz-se em trigo
De raiva e amargura.
Ouço o fragor da vaga
Sempre a bater no fundo,
Escrevo, leio, penso,
Passeio neste mundo
De seis passos
E o mar a bater ao fundo.
Agora é todo azul,
Com barras de cinzento,
E logo é verde, verde,
Seu brando chamamento.
Ó mar, venha a onde forte
Por cima do areal
E os barcos abandonados
Voltarão a Portugal.
Valério Silva, em 1970, no seu disco EP "Canção da Esperança", para etiqueta Alvorada, interpretou a canção "Sou barco" (1ª faixa, lado B).
Valério Silva, em 1970, no seu disco EP "Canção da Esperança", para etiqueta Alvorada, interpretou a canção "Sou barco" (1ª faixa, lado B).
António Ataíde e os Impuros, em 2016, no seu disco "Impuro", interpretaram a canção "Sou barco".
Neste ano de 2017, no mês de março, A.P. Braga divulga na internet um CD de edição privada. Este disco com 13 faixas, tem como faixa 2 a sua interpretação de "Sou barco".
Poesia de
António Borges Coelho
Aqui poderá ouvir a versão desta canção inserta no LP "Meu País", 1973
E aqui (clique na imagem) poderá ver no youtube uma gravação na TV francesa do Luis Cília a cantar esta canção (1966)
ou poderá ver, também no youtube, uma das suas últimas apresentações ao vivo, no Palau de Sant Jordi, Barcelona em Abril de 1993, num espectáculo de homenagem a Raimon
A canção “sou barco” foi interpretada/divulgada em Portugal no regime fascista pelo cantor Adriano Correia de Oliveira no seu disco de 1967 – LP SB 1018 da etiqueta Orfeu. Esta canção também foi interpretada por Mário Rovira e o grupo "Fura Fura". Clique na imagem do disco para ouvir esta interpretação.
O Grupo de Fados dos Antigos Orfeonistas decidiu em 2009, reunir temas musicais que habitualmente interpreta e que percorrem os últimos cem anos do Fado de Coimbra. João Pinheiro interpreta neste cd "sou barco". Clique na imagem do disco para ouvir esta interpretação.
Miguel Guedes, vocalista do grupo Blind Zero, e no âmbito de um tributo a Adriano Correia de Oliveira (2007), interpretou a canção "sou barco". Clique na imagem do disco para ouvir esta interpretação.